quarta-feira, 23 de junho de 2010

Copa 2010, Reflexão.

Como não poderia faltar para primeira postagem vamos falar sobre futebol! Nenhum outro momento seria mais propício, afinal é copa do mundo!!

Vamos por alguns segundos esquecer que moramos no tal "país do futebol" e analisar como estamos encarando esse evento!

  1. Tudo para! Casas, escolas, bares, empresas, e principalmente a vida social dos brasileiros;
  2. Nesse momento percebemos que o país não sabe o próprio hino nacional;
  3. (Quase) Extingue-se a rivalidade no futebol. Pessoas de times diferentes lutando pela mesma causa;
  4. Deixa-se de exibir programação normal nos canais de televisão para apenas transmitir a tal "copa";
Entre outros acontecimentos...

Vamos analisar individualmente cada um deles:

No primeiro item vemos uma falta total de respeito pelo brasileiro (apesar do mesmo achar que está ganhando com a situação). Vejo pessoas que trabalham até doentes devido a forma de trabalho, do contrário perdem o pouco que tem, ou seja, se um cidadão brasileiro está doente tem que fazer o possível e o impossível para estar em seu trabalho e quando temos um evento, que apenas no Brasil é tão comemorado, podemos ter 2 ou 3 horas longe do trabalho para "apreciar" caras que não moram no Brasil que passam a vida toda se esforçando no futebol para jogar fora e principalmente, vendo outras empresas que ganham milhões e gastam milhões anunciando nos estádios.
Mas realmente de que importa a saúde de uma pessoa quando temos o futebol para animar?!

No segundo item vemos o patriotismo indo por água a baixo, e desta forma posso afirmar que os brasileiros não assistem o futebol por amor ao país, muito pelo contrário, é um escape! É quando eles acham que em mais nada podem ganhar dos outros países. Para mim isso demonstra uma total falta de sensibilidade com tantos outros atletas brasileiros que são muitas vezes melhores em seu esporte do que os próprios jogadores da seleção! Mas parece que esses jogos não são tão importantes como o tão amado futebol! Posso confirmar essa minha tese pelo próprio Hino Nacional! Quando vejo um jogo de basquete (infelizmente não é tão apoiado), handebol ou até mesmo o voleibol me dá orgulho de ver os jogadores (dá a impressão que se pedirem para cantar o hino ao contrário eles vão saber!), impressionante ver como tem orgulho de cantar o próprio hino. Acredito que esse orgulho dá-se ao fato de eles jogarem por amor e não por dinheiro.

O terceiro item com certeza é o que me deixa mais triste, e principalmente foi o motivo de escrever esse artigo: Os times brasileiros! Quando assisti o último jogo do Brasil (20/06/2010) contra o Costa do Marfim realmente fiquei horrorizada com a progressividade do time africano, mas o fato de ser apenas nessas ocasiões que é errado me deixou enraivecida! Quem acompanha futebol sabe do que estou falando! Campos inteiros urrando, funcionário do time sendo massacrados (eles tem que se retirar das sedes com seguranças) e principalmente as brigas em estádio, tanto dos jogadores quanto dos torcedores. O que leva uma pessoa que acha esse tipo de jogo normal no próprio país reclamar com esse tipo de jogo em outro país?! Não vejo motivo para tal reclamação em um jogo que o jogador fingir levar uma pancada é certo! Um jogo que ensina a mentir, a não respeitar o companheiro, um jogo que é facilmente manipulado por dinheiro! Fico pasma com a reclamação...

Finalmente o último item, o que dizer sobre monopólio televisionar?! Apenas uma emissora faz toda a transmissão e cede se estiver com vontade de ceder. Não concordo com esse egoísmo, afinal se é um evento a nível nacional, onde o país tem que se unir em um único objetivo, como tantos falam, porque não todas as emissoras cobrirem a copa, afinal é o mais correto! Mas não... É mais um jogo, e não estou falando do futebol!! Estou falando da busca desenfreada por atenção, atenção que gera muito capital!


É um assunto delicado falar sobe Copa sem magoar os fanáticos e os tantos brasileiros patriotas (de 4 em 4 anos), mas realmente essa importância para o futebol não tem sentido! O mais triste é que as eleições para presidente são ao mesmo tempo que a copa, ou seja... Enquanto brasileiros estão preocupados com quem está defendendo o país na África do Sul por quase 2 meses, esquecem que vão ter que decidir quem vai defender o Brasil no próprio Brasil e durante 4 anos...

Simplesmente lamentável!!

3 comentários:

  1. "A taça do mundo é nossa
    Com brasileiro não há quem possa"(...) Infelizmente a educação, a saúde e outras prioridades dos "torcedores", ficam em segundo plano, pois somos o pais do futebol, não é mesmo?! O orçamento da educação e saúde pública é igual ao investimento desse evento? Simplesmente lamentável! (lamentos de um brasileiro)

    ResponderExcluir
  2. No dia do jogo saí no portão atender um chamado... Quando meu tio com a camiseta pirata do brasil, me perguntou: CADÊ A CAMISETA LINDONA ERICK?
    Eu respondi: Não tenho falso patriotismo... ¬¬

    Ele me perguntou: O que é isso que você falou?

    Fechei o portão e entrei pra dentro.

    ResponderExcluir
  3. Adóro pessoas que discordam da maioria .. isso reflete ( ao menos parece ) que vc não é mais uma cabeça no gado humano!

    Quanto ao futzboll, eu estava conversando com uma Chinesa de HongKong, chegada recentemente ao Brasil e ela ficou ABISMADA de ver o que acontece no Brasil quando há jogos ... o BRASIL inteiro PÁRA. Eu, com toda minha sinceridade bem humorada repondi: "I don't like football, but I like to stop working... hahahha"

    BJOS .. teadóro

    ResponderExcluir