sexta-feira, 25 de junho de 2010

Depressão, a minha visão...

Queridos amigos... Gostaria muito de falar sobre um problema que agride muitos jovens, a depressão, mas não daquela maneira crua que mostram por ai, quero demonstrar como uma pessoa se sente.

Antes de iniciar o texto propriamente dito gostaria de esclarecer o motivo de eu querer escrever sobre isso: eu, Aline Biazoli, sou uma pessoa depressiva! Isso mesmo queridos, muitos já me disseram que não parece, mas quem realmente me conhece sabe o que eu sofro com isso. Enfim, não sou uma especialista no assunto, porém quero apresentar o outro lado da moeda, e como eu tento sair dessa situação.

Primeira situação que deve ser percebida é o humor. Quando se está em depressão a pessoa fica muito triste, uma tristeza sem sentido , sem fundamento, sem começo, sem fim... Quando se tem um recaída (é como eu chamo quando essa tristeza ataca) pode ser desencadeada por qualquer atitude, desde um copo caindo no chão, até uma briga muito forte com alguém. As vezes nem é preciso ter um motivo, a pessoa fica entristecida pelo fato de estar triste.

As consequências dessa tristeza podem ser muito sono ou falta dele, perca de peso ou ganho, pensamento suicidas, irritação, choro excessivo e finalmente falta de concentração. O resultado dessas consequências transformam um completo profissional em um fracassado ambulante, e esse pensamento de fracassado o leva mais ainda para o buraco.

Podemos neste caso comparar a depressão com um buraco mesmo (analisando a palavra "depressão" temos a impressão e o significado de buraco). Temos uma pessoa numa eterna subida, e as vezes elas desistem de subir e voltam para o começo do buraco, ou o fim como preferirem.

Uma das formas de se escapar da depressão sem o auxílio de remédios (é como eu faço) é se visualizar feliz. Por mais bobo que possa parecer essa atitude é de extrema importância! Tudo depende do pensamento do paciente. Acredito que alguém já escreveu uma teoria assim, algo como se imaginar de uma forma e se tornar essa pessoa. No começo pode ser que você finja que está feliz, brinca de ser feliz, mas depois de um tempo descobre que você está feliz de verdade! Se trata de uma decisão, ou eu continuo ou eu mudo, se mudar posso ficar bem.

Não estou dizendo neste post que não é necessária a ajuda profissional, eu mesmo já fui em psicólogos e acredito que eles terão muito o que passar, porém passo uma alternativa de como se pode contornar a situação e finalmente ser feliz, que é o que busco até hoje.

Mais uma coisa importante é não confundir uma tristeza com depressão! Se uma pessoa está muito triste é importante lembrar das coisas boas da vida e deixar as ruins de lado um pouco, afinal pensar demais em coisas ruins apenas trará mais uma coisa ruim: problemas de saúde.

Para finalizar esse artigo gostaria de ressaltar que o ser humano não é uma ilha, que precisa de convívio social, precisa de pessoas em volta e principalmente pessoas que o amem e que essa mudança drástico das formas de comunicação, onde a máquina está entrando no lugar de humanos só vai aumentar os casos de depressão, onde a única coisa que uma pessoa vai querer é um abraço e alguém para amar que tenha um coração de músculos e que bata conforme o seu.

3 comentários:

  1. interessante ...

    acho que nunca te disse mas eu tenho a cura para este mal ...

    é muito dolorido, é um tratamento triste, porém contagioso, quando vc começa (se começar da maneia correta) não quer mais saber de outra coisa.

    prefiro falar sobre isso pessoalmente pra vc não correr o risco de ser alvo de piadas neste blog ..

    BJOS

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ah! Já tive depressão! Pra mim o melhor remédio é terapia e remédio mesmo! Alias, por mim tds fariam terapia, é a melhor coisa do mundo ^^ É dificil sair da depressao sozinho..
    Bom, é isso ^^ Bjss ;*

    www.fotolog.com/eris_randone

    ResponderExcluir