quarta-feira, 9 de março de 2011

Como faz?! (Miojo) - #3 Lazanha de Miojo


Boaaa Noite Porquinhos!!

Desculpem a demora na postagem, eu estava sem pc em ksa e realmente sinto muito por fazê-los esperarem!! Havia pensado em fazer um artigo visualmente mais simples, cheio de fluxogramas e etc, mas como estamos um pouco sem tempo fica para uma próxima oportunidade!!

Na receita de hoje a farei com comentários pessoais a cada passo e direi o que faria de diferente no andamento da receita, que como é de conhecimento de meus leitores não sou muito fã da forma como as mesmas são escritas. Juro que não vou criticar a formatação do texto (que por sinal é horrível e ridícula), vou me fixar nos ingredientes e no processo de preparo.

"Lazanha de Miojo!!


Ingredientes:


3 pacotes de miojo
2 latas de molho de tomate
100 gramas de presunto 
100 gramas de mussarela
Queijo ralado 


Modo de Fazer


Aqueça  o molho de tomate com duas pitadas de sal e água. Aproveite   a lata do molho de tomate para tirar como medida da quantidade de água.


Separe as placas do miojo. Coloque-as numa assadeira preenchendo todo o espaço e jogue um pouco do molho por cima. Faça uma camada colocando mussarela e logo em seguida uma de presunto.


Aí é só você ir intercalando , camadas de placas de miojo com camadas do recheio.


 Jogue o queijo ralado por cima e leve ao forno pro aproximadamente 20 minutos.


Dicas: Acrescente o creme de leite ao molho de tomate já fervido. Não coloque antes senão talha...dá um toque especial.


No hora de colocar o recheio coloque primeiro o presunto e depois o queijo.


Coloque um pouco de queijo ralado ante de levar ao forno para gratinar.


Pode  até acrescentar  um recheio como bolonhesa, carne moída, ou frango, em uma das camadas."


Deixarei beeeeeem claro que peguei a receita da internet, em algum site que não me lembro no momento (sorry ao autor) e essa forma de descrição deixa MUITO a desejar.

Para o bom andamento de qualquer atividade é EXTREMAMENTE NECESSÁRIO a descrição de um cenário, o que não ocorre o texto acima, tenho que deduzir (por ser uma receita consigo fazer isso) que devo prepará-la em uma cozinha onde tenha todos os utensílhos necessário para o mesmo. o que me deixa mais pasma é a forma que quantificaram o "molho de tomate" e o queijo ralado, então falaremos isoladamente de cada um:

** Molho de tomate: Olhando dessa forma posso chegar a conclusão que só existe um tipo de molho de tomate no mundo e só uma quantidade dentro do mesmo. Não existem marcas diferentes e tamanhos diferentes, e com essa simples forma de expressar o ingrediente fica incrielmente difícil de saber quanto exatamente de molho de tomate eu preciso.

** Queijo Ralado: Eu preciso dizer algo a respeito disso?! Como assim queijo ralado?! Que tipo de queijo?! Quanto desse queijo?! Onde eu consigo encontrar esse queijo?! Esse eu realmente fiquei pasma!!!

Analisando o modo de preparo nos deparamos com o "Aqueça o molho de tomate com duas pitadas de sal e água". Onde na descrição de ingredientes pediram sal e água?! Desde quando pitada é medida?! Já que só agora me disseram que eu ia precisar de água poderiam pelo menos me dizer a quantidade de água, já que não posso confiar na medida da lata/saquinho de molho de tomate!!

Nessas sequências de informações temos uma conflitante: Diz primeiramente para colocar o queijo depois o presunto, e embaixo como dica diz para colocar primeiro o presunto depois o queijo. Em quem eu acredito?! Qual está correto?!

Uma informação que acredito que seja pertinente é qual o tamanho da forma que tenho que usar para isso? Afinal tem uma quantidade certa de placas de miojo para colocar que pode ou sobrar ou faltar...

Outra gafe: Dicas poderiam entrar em outras receitas, afinal o mode de preparo muda de um tipo de receita para outra. Se eu fizer uma lazanha de frango por exemplo preciso de ingredientes completamente diferentes!!

Poderia ficar muito mais tempo aqui dizendo as coisas que não gosto em uma receita, porém acredito que pelo pouco que descrevi podem perceber o quanto é falha a receita!

É isso ai porquinhos, vamos ver o que o Eliel Carvalho do Cebola3Salsa tem a dizer de nossa receita!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário