terça-feira, 14 de setembro de 2010

Meio de Comunicação

Queridos amigos leitores, já devem ter percebido o quanto sou interessada na mente humana, o quanto ela me intriga e o quanto ela parece ridícula.

Vamos dar um exemplo extremamente atual, que por sinal aconteceu comigo e assim tive a ideia de compartilhar. Dizemos que "José" está ao mesmo tempo em todos os seus meios de comunicações pela grande rede chamada internet ao mesmo tempo e seu amigo "Rodrigo" o chama para falar de uma balada daquela noite no Skype. "José" atende a chamada e eles começam a conversar normalmente como se fosse em uma ligação telefônica mesmo, essa é a magia da internet! Mas nesse momento "José" percebe que NÃO CONSEGUE falar com seu amigo "Rodrigo" e ao mesmo tempo prestar atenção em seus outros meios de comunicação, ou seja, aparecem janelas de msn piscando, uma pessoa que ele respondeu no orkut esperando uma resposta urgente ou até mesmo um twitt que ele perdeu e não poderá curti-lo como as pessoas que o viram a tempo.

Talvez tenha sido um exemplo exagerado porém a ideia atrás de todo esse acontecimento é impressionante. Sempre dizia para minha mãe que não conseguia ler palavras ouvindo palavras e assim ela teria que desligar o rádio quando eu estivesse lendo, ou eu colocar uma musica que não vou entender o que a a pessoa diz, para poder me concentrar em outras palavras. Palavras são uma combinação perigosa com o cérebro humano! Posso inclusive ir mais além: Meios de comunicação são perigosos para o ser humano!

Refletindo sobre a função das palavras chegamos realmente a conclusão que para a comunicação é preciso concentração na finalidade da ideia, pois do contrário a mesma se perde, e perdida não há utilidade.

Para uma comunicação bem sucedida é preciso que ambas as partes saibam o que está acontecendo, eu não posso falar, por exemplo, da bolsa de valores com uma criança de 4 anos, isso seria sem sentido, não se realmente eu quisesse conversar sobre o assunto ou até mesmo pedir um conselho.

Talvez eu esteja sendo redundante no assunto, porém eu realmente acho fascinante o fato de não poder me comunicar de muitas formas diferentes ao mesmo tempo. O fato de eu não conseguir falar com uma pessoa no skype e responder outras no msn me chateia e muito! O que posso tirar dessa reflexão é que a palavra-falada se sobressai sobre a palavra-escrita, e por sua vez uma imagem passa mais informações (na maior parte das vezes) do que a palavra-falada.

Simplesmente Fascinante!

Um comentário:

  1. Sabia que eu me expresso melhor com escrita do que falando ou pessoalmente?
    Telefone então, é o meu tormento.
    Não consigo me comunicar ao telefone, articular pensamentos, raciocinar mesmo sabe?
    (já deve ter percebido que eu não falo coisa com coisa ao telefone... =P)
    Mas enfim, quem não se comunica se trumbica, já dizia o tio Chacrinha.
    E eu vou trumbicando, mas vou =P

    ResponderExcluir